Continuando com a espectroscopia Raman aplicada à fármacos, uma vez que uma droga potencial é descoberta e o seu processo de síntese é desenvolvido, a espectroscopia Raman pode ser utilizada no monitoramento da evolução da reação com o tempo. Esta análise é feita por meio da avaliação do decaimento das bandas Raman dos reagentes ou do aparecimento das bandas Raman do produto. Além disso, a espectroscopia Raman pode ser utilizada na identificação de caminhos de reação, na análise da cinética, mecanismos e determinar o fim da reação, desde que os marcadores Raman em cada um destes eventos sejam identificáveis.
A síntese da benzocaína é um exemplo da possibilidade de emprego da espectroscopia Raman no monitoramento de processo. Em uma das etapas desta síntese a proteção do grupo carboxílico é feita por meio da reação do ácido benzoico com metanol em meio ácido levando à formação de metil benzoato, de acordo com o esquema abaixo:
View post on imgur.com
O ácido benzoico, reagente, tem uma frequência característica no espectro Raman em ~ 797 cm-1, já o metil benzoato tem uma frequência característica em 817 cm-1. Assim, pode-se acompanhar a evolução da banda do metil benzoato com o tempo de reação.
View post on imgur.com
-
Este tópico foi modificado 10 meses, 1 semana atrás por
admin.